Para visualizar melhor essa pŠgina habilite o JavaScript
Achados e Perdidos

Os objetos pessoais esquecidos pelos passageiros nos √īnibus da Unesul ser√£o entregues no setor respons√°vel, onde s√£o registrados por caracter√≠sticas, em que carro foi encontrado, de qual linha, hor√°rio e guardados no setor de Achados e Perdidos.
Para recuperá-los, basta ligar para o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), que faz a busca do objeto e encaminha a sua devolução. Há um prazo de permanência no setor.

Veja os procedimentos:

1.Documentos de passageiros (carteira de identidade, de trabalho, CPF, etc.) são entregues a Agência Central dos Correios, em Porto Alegre;
2. Pertences como travesseiros, óculos, brinquedos, livros, entre outros, ficam a disposição dos clientes durante 30 dias. Terminado o prazo os objetos serão encaminhados e doados a entidades assistenciais;
3. Bagagens n√£o localizadas permanecem nos Achados e Perdidos por 60 dias. Depois, seu conte√ļdo tamb√©m ser√° doado pela empresa, dentro do projeto de Responsabilidade Social.

Código do Consumidor

Lei N¬ļ 8078 www.planalto.gov.br

Embarque / Desembarque

Para um embarque tranquilo, chegue ao terminal rodovi√°rio 30 minutos antes do hor√°rio de partida do seu √īnibus.

Não esqueça seu documento de identidade.

Interestadual / Internacional
O Embarque e ou Desenbarque se far√° mediante o cumprimento das Leis e Normas e Regulamenta√ß√Ķes do Transporte Interestadual de Passageiros.

www.antt.gov.br

 

Intermunicipal – RS

O Embarque e ou Desenbarque se far√° mediante o cumprimento das Leis e Normas e Regulamenta√ß√Ķes do Transporte Intermunicipal de Passageiros.

www.daer.rs.gov.br

 

Gratuidades Alcançadas em Lei

 

Interestadual

Idosos

Resolução 1962 www.antt.gov.br

Para a obtenção da passagem gratuita, o interessado deverá requerer o benefício comparecendo ao guichê com antecedência de até 03 (três) horas do ponto inicial da viagem.
Para obten√ß√£o do desconto de 50%, o interessado dever√° requerer o benef√≠cio comparecendo ao guich√™, dentro dos seguintes prazos: I ‚Äď para viagens com dist√Ęncias de at√© 500 km, com no m√°ximo, seis horas de anteced√™ncia; II ‚Äď para viagens com dist√Ęncias acima de 500 km, com no m√°ximo doze horas de anteced√™ncia.
√Č concedido o transporte gratuito ou desconto de 50% para idosos acima de 60 (sessenta) anos mediante a apresenta√ß√£o do original de qualquer documento pessoal, com f√© p√ļblica, que contenha foto, devidamente acompanhado de comprovante de renda igual ou inferior a dois sal√°rios m√≠nimos.
No ato do requerimento dever√° ser feito o confronto dos dados constantes nos dois documentos.
São reservados 02 assentos em cada veículo de serviço convencional nas linhas interestaduais.
Findo o prazo de 03 (três) horas do ponto inicial da viagem, caso não haja nenhum beneficiário idoso, os assentos podem ser colocados à venda. Os descontos de 50% somente poderão ser ofertados no período de 12 (doze) horas ou 06 (seis) horas que antecedem o horário de partida, observando o limite de quilometragem, e até o horário de partida.

Portadores de Deficiência

www.mps.gov.br

Identificação de Passageiros РInterestadual

1) Documentos necess√°rios para o embarque:
Resolução 4308

2) Vendas e cancelamentos de Bilhetes de Passagem
Resolução 4282

3) Transporte de Bagagem
Resolução 1432

4) Gratuidades
Resolução 1692

Orienta√ß√Ķes do Daer

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†O Superintendente do Departamento de Transporte Coletivo- DAER, no uso de suas atribui√ß√Ķes legais que lhe s√£o conferidas pelo artigo 43 do Decreto n¬ļ 41640 de 24 maio de 2002, e em cumprimento a Resolu√ß√£o do Conselho de Tr√°fego do DAER,

DETERMINA:

 

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Art. 1¬ļ – √Č proibido o embarque de passageiros em trajes de banho, “shorts” e sem camisa, nos √īnibus de linhas intermunicipais.

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Art. 2¬ļ – √Č proibido o embarque de passageiros alcoolizados ou ingerir bebidas alco√≥licas, nos √īnibus de linhas intermunicipais.

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Art. 3¬ļ – Esta ordem de servi√ßo entra em vigor na data da sua publica√ß√£o.

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Art. 4¬ļ – Revogam-se disposi√ß√Ķes em contr√°rio.

Proibido Fumar

De acordo com a Lei n¬ļ 7.813, de 21 de setembro de l983, da Assembl√©ia Legislativa do Rio Grande do Sul, √© vedado o uso de fumo nos ve√≠culos de transporte intermunicipal de passageiros.

A Portaria n¬ļ 10, de 30 de dezembro de l999, pro√≠be o uso de cigarros, charutos ou de qualquer outro produto fum√≠geno, derivado ou n√£o do tabaco, em ve√≠culos de transporte rodovi√°rio interestadual e internacional de passageiros. A inobserv√Ęncia sujeita o usu√°rio de produtos fum√≠genos ao desembarque, conforme o que estabelece o Decreto n¬ļ 2591/98.

Transporte de Animais

Transporte de Animais

Transporte de Animais nas linhas Intermunicipais (RS)

O transporte de animais nas linhas intermunicipais √© permitido, desde que de acordo com as disposi√ß√Ķes legais e regulamentares. Devem ser seguidas as seguintes determina√ß√Ķes:
- Aos proprietários de animais domésticos de pequeno porte fica assegurado o direito de transporte dos animais nas linhas intermunicipais regulares;
- Para os efeitos desta Lei são considerados animais domésticos os cães e gatos de até 8 (oito) Kg;
- Fica limitado o transporte de até 2 (dois) animais domésticos, prevalecendo o direito para aqueles que primeiramente pagarem a tarifa;
-O transporte de cada animal ser√° realizado mediante o pagamento de 50% (cinq√ľenta por cento) do valor da passagem;
- No embarque deve ser apresentado o atestado medico veterin√°rio, declarando boa condi√ß√£o de sa√ļde do animal; .0 animal deve estar em dia com a vacina√ß√£o, conforme caderneta pr√≥pria;
-O animal deve, obrigatoriamente, estar sedado durante a viagem;
-O animal deve ser transportado de modo a não causar desconforto ou transtorno para outros usuários. Seu transporte deve ser feito em embalagem padrão,sendo que cada animal deve ter sua acomodação individual;
-O n√£o cumprimento de qualquer dispositivo deste regulamento acarretara a recusa, pela transportadora, de embarque e transporte do animal.

Transporte de Animais nas linhas Interestaduais

O transporte de animais nas linhas interestaduais e permitido, desde que de acordo com as disposi√ß√Ķes legais e regulamentares. Devem ser seguidas as seguintes determina√ß√Ķes:
-O animal deve estar em dia com a vacinação, conforme caderneta própria.
-O animal deve set transportado de modo a n√£o causar desconforto ou transtorno para outros usu√°rios. Seu transporte deve ser feito em embalagem padr√£o.
-O transito de c√£es e gatos fica dispensado da exig√™ncia da GTA (Guia de Transporte Animal); para esse tr√Ęnsito,os animais dever√£o estar acompanhados de atestado sanit√°rio emitido por m√©dico veterin√°rio devidamente registrado no Conselho Regional de Medicine Veterin√°ria da Unidade Federativa de origem dos animais, comprovando a sa√ļde dos mesmos e o atendimento as medidas sanit√°rias definidas pelo servi√ßo veterin√°rio oficial e pelos √ďrg√£os de sa√ļde p√ļblica, com destaque para a comprova√ß√£o de imuniza√ß√£o anti-r√°bica.

- Para mais informa√ß√Ķes acesse os links:

Portaria IBAMA N¬ļ 117¬† www.ibama.gov.br
Ministério da Agricultura   www.agricultura.gov.br
Sa√ļde Animal¬† www.saudeanimal.com.br

Transporte de Bagagens e ou Mercadorias

Interestaduais

Proibido o transporte de qualquer produto relacionado na Resolu√ß√£o N¬ļ 420 www.antt.gov.br

Proibido o transporte de mercadorias sob pena de perdimento determinados no site www.receita.fazenda.gov.br

Procedimentos conforme Resolu√ß√£o N¬ļ 1432 www.antt.gov.br

 

No pre√ßo da passagem j√° est√° inclu√≠do o transporte gratuito de bagagem no bagageiro e volume no porta-pacotes, observados os seguintes limites m√°ximos de peso e dimens√Ķes:

1 ‚Äď no bagageiro, trinta quilos de peso total e volume m√°ximo de trezentos dec√≠metros c√ļbicos, limitada a maior dimens√£o de qualquer volume a um metro;
2 ‚Äď no porta-embrulho, cinco quilos de peso total, com dimens√Ķes que se adaptem ao porta-pacotes, desde que n√£o comprometa o conforto, a seguran√ßa e a higiene dos demais passageiros;
3 ‚Äď excedida a gratuidade acima, haver√° cobran√ßa pelo excesso de bagagem.
4 ‚Äď √© vedado o transporte de materiais considerados perigosos, como por exemplo, explosivos, armas de fogo, produtos corrosivos, etc.;
5 ‚Äďpara sua maior seguran√ßa, sugerimos que a bagagem receba uma identifica√ß√£o (interna ou externa) contendo seus dados pessoais, pois, em caso de extravio ou esquecimento ser√° mais f√°cil devolv√™-la;
6 ‚Äď para evitar transtornos na chegada, cuide da sua etiqueta de bagagem.

TRANSPORTE DE PRANCHAS DE SURF

A orientação do DAER determina:
1 ‚Äď ser√° autorizado o transporte de apenas 2 (duas) pranchas por viagem.
2 ‚Äď a empresa transportadora n√£o se responsabilizar√° por qualquer dano ocorrido.
3 ‚Äď dever√£o ser despachadas na ocasi√£o da compra das passagens.

TRANSPORTE DE APARELHOS DE TELEVISÃO

Não é permitido o transporte de aparelhos de TV, independente do seu tamanho, no salão do veículo. Os mesmos deverão ser embalados em caixa própria e colocados no bagageiro. A transportadora não se responsabilizará por qualquer dano.